top of page

Glamour Africano Na Decoração

Writer's picture: Folha Verde Folha Verde

Updated: Sep 6, 2021

Esperança Mangaze - Directora Geral da Folha Verde


Este é um tema apaixonante porque é uma abordagem sobre a elegância de tudo o que a natureza nos proporciona através dos seus infindáveis recursos, provando que Africa, é um continente rico e abençoado.

O glamour Africano na decoração é a qualidade extraordinária de um conjunto de objetos ou imagens de origem africana que melhoram a estética visual de um ambiente social.


Podemos encontrar uma gama de elementos de arte, historicamente conhecidos em Africa. Ex: Mascaras, esculturas figurais, artefactos de metal, têxteis, cestaria, cerâmica, corais, conchas pedras etc… Estes produtos retratam a natureza artística e espiritual dos povos Africanos em seus contextos geográficos, políticos, económicos sociais e religiosos.

CATEGORIAS DE DECORAÇÃO AFRICANA

Podemos organizar a decoração Africana nas seguintes categorias:

Decoração da Vida Selvagem

A decoração da vida selvagem representa características e atributos da fauna Africana.




Decoração Étnica

A decoração étnica é relativa a uma população ou grupo com uma tradição cultural comum.




Decoração Contemporânea

A decoração contemporânea aplica a estética tradicional Africana em convenções e comodidades modernas (o embelezamento de um ambiente interno ou externo com o uso de artefactos de arte tribais e coloniais)



Decoração Natural

A decoração natural retrata a beleza das paisagens. Usa a natureza como fonte de inspiração para a criação de ambientes mais confortáveis, saudáveis e sustentáveis.




Vamos falar primeiro da decoração da vida selvagem

Decoração da Vida Selvagem

A decoração da vida selvagem representa as características e atributos da flora e fauna africana em pinturas, artefactos, e objectos. Cada animal na natureza selvagem da África possui características que são comparáveis ​​às personalidades de pessoas de alto escalão. A mais frequente aplicação da decoração selvagem nos eventos contemporâneos, é através da representação da pele de animais em diversos artigos decorativos. (pratos, toalhas, tapetes, almofadas)

A Folha Verde tem por vários anos utilizado diferentes texturas de animais nas suas mesas e artigos de decorações, tal como estas que podem ver nas imagens.











Estas imagens mostram os panos de mesa com textura da pele de chita. A pele da chita representa oportunidade, paciência e perspicácia.






Usamos também, com frequencia, a pela da zebra para as nossas decorações, Ela representa harmonia na vida, personificação da calma, e prudencia.






Esta imagem mostra detalhes de pele da Zebra usada para decorar um underplate, dando um brilho africano mais subtil para a decoração da mesa.

A pele da chita pode também ser utilizada em outros artefactos como a almofada.






Temos aqui uma sala decorada com cadeiras almofadas com a pele da chita.

Outro animal que temos usado frequentemente nas nossas decorações é o elefante. O elefante é considerado por várias tribos africanas um símbolo de poder, de boa sorte, sabedoria e sucesso .










Temos aqui um lounge decorado com uma mesa de vidro suportada pela cabeça artificial de um elefante.


Vamos de seguida falar da decoração étnica


Decoração Étnica

A decoração étnica é o embelezamento de um ambiente interno ou externo com o uso de artefactos culturais ou tradicionais. Uma das formas mais populares de fazer uso decoração étnica africana é através de esculturas. As esculturas africanas, são normalmente usadas em rituais religiosos, cerimónias tradicionais e para representar o poder politico e cultura da tribo em que originaram.

Temos utilizado diferentes tipos de escultura, a maioria delas de figuras étnicas africanas de diferentes géneros e estratos sociais. Temos nestas imagens, por exemplo, uma escultura de duas mulheres, carregando potes de água, e do lado oposto, uma escultura semelhante de figuras imponentes e elegantemente vestidas.





Estas cinco esculturas de figuras são feitas de madeira dura, cerâmica, e uma delas é feita também com vidro reflectivo.





Temos também esta escultura ceramica utilizada como centro da mesa, decorada com um arranjo e suportada por uma estrutura de tronco de madeira.


As esculturas incrementam o glamour na decoração, e tem também um valor utilitário, tal como estas duas que residem no nosso Restaurante Melina que são utilizadas como suporte de arranjos florais.

Vamos falar, de seguida, da decoração contemporânea.

Decoração Contemporânea

A Decoração Contemporânea Africana é uma arte focada principalmente na decoração de interiores com arte africana (pinturas, esculturas, fotografia, têxteis, artesanato e mobiliário) Usar produtos africanos num ambiente interno ou externo dá a oportunidade de usar peças únicas que retratam a natureza artística e espiritual do povo africano.

A nossa empresa tem utilizado uma variedade de influencias Africanas na escolha de objectos decorativos













A imagem seguinte mostra um lounge decorado inteiramente com tapetes, cadeiras, mesas, candeeiros e artesanato africano.

O tapete é desenhado com uma mistura de pele de zebra e chita.











As cadeiras brancas são produzidas de nylon, madeira e corda. A mesa central é feita do mesmo material e completa com um vidro montado ao tamanho da mesa








Os candeeiros são feitos de pedra embutida num artigo de fibra, e no interior tem um

sistema de luzes que dá cor a superfície do candeeiro

















Esta segunda decoração do Lounge, é feita com um tapete com a textura de zebra, proporcionando um ambiente elegante.


O candeeiro que acompanha o sofá é feito de arame e palha, permitindo que o sistema interior de luzes crie uma sombra única ao seu redor.











Por cima do sofá pode se ver um quadro que retrata dois rinocerontes num fundo abstracto.








A decoração Tradicional

As máscaras são as peças de decoração tradicional Africanas mais populares, consideradas entre as melhores peças do mundo da arte. Elas normalmente são esculpidas em madeira, embora algumas sejam feitas de tecido e outros materiais. A maioria das máscaras não são feitas para se parecerem com rostos humanos. Elas geralmente são projetadas e criadas para emocionar quem as contempla.


As expressões faciais das máscaras tendem a transmitir tristeza, raiva ou suspeita. O uso mais comum da máscara Africana nos eventos envolve a dança ritual.


Outro estilo de arte tradicional Africana popular é o uso de armas tribais em espaços interiores

Elas geralmente eram feitas de cobre e latão, mas principalmente de ferro. Elas incluíam espadas, adagas, facas, lanças, machados, escudos etc.


Temos nesta imagem um exemplo de flechas africanas a serem utilizadas como objectos decorativos.

Estas flechas foram feitas com uma combinação de tronco de bambu e madeira dura. O vaso que as segura é uma escultura de madeira amarrada com palha.












Finalmente, vamos falar da decoração natural.


Decoração Natural

A decoração natural africana, retrata a beleza das paisagens do continente.Pode-se criar uma decoração natural africana através do uso de materiais como a madeira, raízes, juncos, vinhas, seixos e pedras, palha, entre outras.

Toques de verdes naturais, madeira e tecidos com cores podem ser incorporados como acentos para criar interesse ou diversão num esquema de decoração natural











Esta decoração de cerimónia civil foi criada com uma combinação de matérias e texturas naturais.

A estrutura do altar foi feita com madeira, e os tecidos foram escolhidos para fazer uma combinação com o castanho claro.

O mesmo tecido foi escolhido para decorar as cadeiras dos convidados.










Gostaria também de fazer menção a este detalhe decorativo neste cenário interior. Este vaso de penas é composto de penas de pavão.

A Folha Verde tem criado pavões nas suas instalações por mais de uma década. As penas dos pavões caem ciclicamente, as mesmas podem ser utilizadas para criar cenários únicos para uma decoração interior.



Estes são apenas alguns exemplos notáveis ​​de como podemos usar o glamour Africano em decorações para criar um design impressionante, lindo e exclusivamente africano no seu espaço. Existem muitas outras aplicações do glamour Africano em decorações que não mencionámos neste artigo, sendo uma delas o uso de material reciclado para criar novos artefactos e peças centrais para os seus ambientes interiores ou exteriores. Estamos ansiosos para expandir este tópico em postagens de blog futuras, pois é uma forma de arte empolgante e em evolução que esperamos ver mais decoradores africanos adotarem em seus eventos!


Agradecemos o seu tempo e atenção.

Os meus cumprimentos,

Esperança Mangaze



201 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page